domingo, 2 de outubro de 2011

Medina INforma

Como alcançar um corpo perfeito?

Cinturinha fina, abdômen definido, coxas mais grossas e delineadas, e claro, um bumbum grande e trabalhado, é o que a maioria das mulheres buscam, e que consequentemente vem levando os homens a loucura. A melhor estratégia para se alcançar esses resultados é um programa individualizado, orientado preferencialmente por profissionais de educação física, nutricionistas e médicos, que estão capacitados a indicar o caminho mais saudável e eficiente na busca do resultado.

Não existem milagres, tudo começa pela alimentação, afinal nós somos o que comemos. Em geral, o que se indica em uma dieta para mulheres que visam melhorar os resultados para o corpo se resume em:

  • Realizar pequenas refeições várias vezes ao dia;
  • Garantir uma ingestão equilibrada de proteínas, gorduras e carboidratos;
  • Beber o máximo de água entre as refeições; 
  • Procurar sempre alimentos naturais e integrais, comendo o minimo de produtos processados e industrializados;
  • Quando necessário, a utilização de suplementos alimentares, como o whey protein, aminoácidos, vitaminas e minerais. 
Essas são apenas algumas dicas, mas sempre que possível o ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista (de preferencia esportivo), que saberá calcular individualmente as suas necessidades.    

No treinamento para mulheres, existe a necessidade de se enfatizar o trabalho de hipertrofia para membros inferiores, principalmente glúteos, quadríceps, femurais e panturrilhas, o que, dependendo do nível e da fase de treinamento, vai variar de 2 a 3 vezes por semana.

No caso de membros superiores, em que o objetivo principal é somente definição e enrijecimento muscular, minha sugestão seria um trabalho intercalado ao de MMII com cargas mais leves e ou trabalho de alongamentos e isometria que se encontra nas aulas de exercícios funcionais ou pilates.

Quase sempre desprezado por todos, o descanso entra como peça chave no resultado do treinamento, já que o treinamento em si é apenas um estimulo, para que no repouso o organismo compense e remodele a musculatura. É muito comum entre os praticantes de academias acharmos pessoas que não dão descanso suficiente entre as seções de treinamento, o que, consequentemente, além de  não trazer resultados, ainda lesionam pelo excesso de treino e falta informação.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário